Home Informações Qual a diferença entre zincado e galvanizado?

Qual a diferença entre zincado e galvanizado?

por Parafusos Piratininga
Qual a diferença entre zincado e galvanizado?

Os elementos fixadores são feitos de diversas formas, materiais e inúmeras finalizações. Isso acontece porque cada projeto, sendo único, exige determinada característica na peça que irá utilizar.
Especificamente falando de parafusos, podemos salientar os acabamentos zincado e galvanizado. Ambos são acabamentos de metal e possuem suas próprias características e diferenças, tornando-os mais bem indicados para um ou outro tipo de aplicação.

Levando isso em conta, muitas são as perguntas levantadas sobre eles. Afinal, qual é a diferença entre zincado e galvanizado? Ou ainda, qual é o melhor entre eles?
Para te ajudar nessa missão, criamos o artigo de hoje. Assim, ao final deste conteúdo você saberá exatamente qual é a diferença entre as opções e saber qual o melhor para o seu próximo projeto. Acompanhe!

Galvanizado
Para o acabamento galvanizado, uma peça de metal recebe um banho com um metal mais nobre do que a de fabricação da peça. Geralmente, este metal é o zinco e a galvanização é feita após a imersão da peça no metal fundido.
A intenção deste tipo de processo é tornar o elemento de fixação protegido contra os efeitos do tempo que causam a corrosão do material. Ou seja, o aço, que fica sob o banho zincado, não sofre as intempéries que sofreria caso não tivesse essa camada protetora.

Para que o processo seja feito de forma correta, é seguido os seguintes passos:
Desengorduramento: trata-se do processo onde é feita uma limpeza completa do item, eliminando possíveis sujidades na peça, incluindo do próprio processo de fabricação.

Decapagem ácida: este processo é responsável por fazer a remoção de óxidos presentes na peça.

Fluxagem: continua o processo de remoção de óxidos, sendo feito para remover qualquer resquício que tenha permanecido mesmo após a decapagem.

Banho de zinco: o banho é feito na solução de metal em temperatura de aproximadamente 450oC, este processo é fundamental para o procedimento, responsável pela proteção da peça.
Arrefecimento: após a realização de todas as etapas, chegou a hora do processo de arrefecimento, que basicamente se trata de uma espécie de centrífuga responsável por eliminar o excesso de zinco presente em cada
parafuso, porca ou demais elementos de fixação.

Zincado
Já a zincagem, é basicamente um subtipo da galvanização. Entretanto, ao contrário da galvanização que acontece a quente, a zincagem também pode ser feita a frio. Além disso, o metal pode variar entre zinco, cobre, níquel, latão, ouro, bronze, cromo e muitos outros.

Vale destacar que existem diferentes tipos de zincagem, variando, portanto, conforme a sua aplicação. Entre os principais tipos, destacam-se: a zincagem eletrolítica e a zincagem por imersão a quente.

No caso da zincagem eletrolítica, o processo se divide em três etapas:
Preparação da superfície: onde ocorre o desengraxe ácido da peça, a limpeza eletrolítica para a remoção de oxidação superficial e demais sujidades. Também é feita uma lavagem da peça com água quente.

Banho de zinco: etapa em que a peça recebe um banho de zinco ou zinco ligas (zinco/ferro, zinco/estanho, zinco/níquel, etc.), conferindo uma fina camada do metal. Este processo é feito através de uma eletrodeposição.

Pós-tratamento: nesta etapa, a superfície do fixador é lavada e posteriormente, é aplicado um cromatizante trivalente ou hexavalente, responsável por aumentar a resistência à corrosão da camada de zinco aplicada, ou ainda, para dar coloração. Depois disso, pode-se aplicar ainda um selante, normalmente à base de silicatos, o que conferirá maior resistência à peça.
Por outro lado, no caso da zincagem por imersão a quente, o processo segue como na galvanização.

Galvanizado ou zincado, qual é o melhor?
Conhecendo o que é cada um destes acabamentos, você deve compreender que não há como dizer qual deles é o melhor em termos gerais. Isso porque, em ambos os processos, as peças são submetidas a metais com suas próprias características, sendo mais bem empregadas em determinadas funções do que outras.
No entanto, se a pergunta for quanto à resistência dos acabamentos, entre eles, o galvanizado possui maior resistência e durabilidade.

Apesar disso, tanto a zincagem, como a galvanização são processos que aumentam bastante a durabilidade dos elementos de fixação, conferindo excelente resistência química e mecânica.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário