Home Dicas Como montar uma caixa de ferramentas para iniciantes

Como montar uma caixa de ferramentas para iniciantes

por Parafusos Piratininga
Como montar uma caixa de ferramentas para iniciantes

Ter uma caixa de ferramentas em casa é indispensável para todo e qualquer tipo de pessoa. Independente de sexo ou idade, se você é adulto, em algum momento será necessário fazer algum reparo dentro da sua casa, por mais simples que ele seja.

Possuir o material necessário para fazer esses pequenos ajustes do dia-a-dia pode lhe poupar um bom dinheiro e também proporcionar um período de aprendizado que somará para a sua vida.
Além de ser muito útil, uma caixa de ferramentas pode ser o primeiro passo para que se inicie um hobby. Muitas pessoas têm esses pequenos consertos como atividade de relaxamento. O que começa como necessidade pode, facilmente, virar lazer.

Seja por um motivo ou por outro, ter alguns itens básicos em casa certamente não fará mal nenhum. Muito pelo contrário, poder contar com alguns materiais em casa só irá agregar à sua rotina.
Mas você sabe como montar uma caixa de ferramentas? Se a sua resposta for não, vamos ajuda-lo nesta empreitada. Agora, se a sua resposta for sim, leia até o final e verifique se você possui todas as ferramentas aqui listadas. Bora conferir?

Chave de fenda
Podendo ser adquirida individualmente ou em kits, a sugestão é que um iniciante possua ao menos três chaves de fenda. Isso acontece porque, como são utilizadas para soltar parafusos, comumente os tamanhos necessários variam.
Com três tamanhos diferentes (pequeno, médio e grande), você conseguirá soltar ou prender boa parte dos parafusos que encontrar pelo caminho.

Chave Philips
Muito parecida com a chave de fenda, a chave Philips também é utilizada para apertar ou soltar parafusos. A diferença entre elas é o formato da ponta: o que na de fenda é apenas uma reta, aqui se apresenta com formato de cruz.
Em geral, os parafusos que necessitam de uma chave Philips podem ser encontrados em diversos lugares, desde móveis até caixinhas de interruptores. Portanto, tê-las por perto é sempre um bom investimento.

Martelo
Indispensável em qualquer casa, até mesmo naquelas que não tem uma caixa de ferramentas, o martelo ideal para uso amador deve ter a cabeça com um lado para bater o prego e o outro para tirá-lo.
Indicamos que a escolha não seja por um muito grande: nesse momento, os mais leves serão mais úteis por serem mais fáceis de se lidar. O conselho de que o cabo seja de madeira também segue a praticidade de se ter leveza aliada à resistência.

Fita Isolante
Muito útil para isolamento, como o próprio nome já diz, a fita isolante é bastante utilizada em serviços elétricos. Em geral, sua coloração é preta. Isso acontece por conta da sua resistência ultravioleta. Apesar disso, essa não é a única cor encontrada atualmente.

Alicate
Os alicates são ferramentas muito versáteis, que servem basicamente para apertar, dobrar e até mesmo cortar fios e objetos variados. Existem diversos modelos disponíveis, portanto, se você puder investir em um tipo padrão, já será o suficiente. Via de regra, ao adquirir um alicate, atente-se ao cabo e confira se ele é isolado. Esse é um detalhe muito importante!

Pregos, buchas e parafusos
Dentre os inúmeros serviços que podem aparecer no dia-a-dia de uma casa, com certeza colocar um prego ou parafuso irá ser recorrente. Afinal de contas, não é nada incomum encontrar a necessidade desse tipo de trabalho.
Para tanto, sugere-se que, ao montar sua primeira caixa de ferramentas, você tenha alguns tipos de cada um, variando, principalmente o tamanho.

É preciso turbinar ainda mais a caixa de ferramentas?
Tendo todas as peças citadas, você já irá conseguir resolver boa parte das questões que aparecerão no seu dia-a-dia. Mas, se quiser elevar ainda mais o seu nível de profissionalismo, ainda poderá acrescentar outros itens à sua caixa. Como por exemplo:
• Trena
• Tesoura
• Fita veda-rosca
• Serrote
• Silicone
• Furadeira
• Parafusadeira
• Brocas, entre outros

É importante destacar que você pode montar uma caixa de ferramentas gradativamente, adicionando ferramentas conforme a necessidade. Desta forma, você conseguirá, cada vez mais, sanar sozinho as situações referentes à manutenção da sua própria casa.

você tembém pode gostar

Deixa um comentário