Home Dicas A importância do uso de óleos lubrificantes

A importância do uso de óleos lubrificantes

por Parafusos Piratininga
A importância do uso de óleos lubrificantes

Os lubrificantes dentro dos motores entram limpos e, ao serem drenados, saem com sujeiras. Existe uma crença de que o óleo deve sair como entrou, mas não é bem assim. A sua função é a contrária do que se acredita, ele deve sair sujo para levar todas as impurezas, evitando que elas se acumulem no motor.

Algumas de suas funções básicas são:

1)Óleo Lubrificante Reduz a Fricção
Essa é uma das funções mais comuns e essenciais dos lubrificantes. Ele forma uma película de óleo na superfície dos metais, transformando o atrito sólido em fricção líquida para reduzi-lo. Evitando o aquecimento e a abrasão na superfície.

2)Limpeza
O uso a longo prazo de equipamentos pode levar à corrosão ou ao envelhecimento. O lubrificante tem como função retirar as possíveis partículas geradas na combustão e mantê-las suspensas no óleo. Evitando que se acumulem e formem uma crosta que prejudique o bom funcionamento do motor.

3)Prevenção de ferrugem
Os metais produzem ferrugem ao entrar em contato com água e oxigênio. Porém, se a superfície dos metais for revestida com lubrificante, isso pode controlar a formação de ferrugem. Prolongando assim a vida útil do sistema.

Você sabia sobre essas funções do óleo? Como na crença popular, achava que ele precisava sair sempre limpo? Esperamos ter ajudado nesse assunto. Qualquer dúvida comente aqui embaixo!

você tembém pode gostar

Deixa um comentário