Se você tem a marcenaria como hobby e quer começar dentro da sua própria casa a praticar essa atividade, é fundamental que você tenha algumas ferramentas básicas.
Sem elas, não será possível que você desenvolva muita coisa, afinal, não há como cortar um pedaço de madeira, por exemplo, sem ter o equipamento necessário para fazer este corte.
Pensando nisso, no artigo de hoje, selecionamos 5 das principais ferramentas necessárias para montar sua marcenaria em casa e, assim, conseguir iniciar suas atividades de forma adequada, competente e qualificada.
- Serras em geral
Atualmente, são muitos os modelos de serra disponíveis no mercado que podem ser utilizados na marcenaria. Logo, elas podem ser tanto manuais ou elétricas, variar quanto às suas funcionalidades e também em modelos, indo desde os mais simples até os mais sofisticados.
Muita dessa variação irá depender do tipo de aplicação que você irá fazer. Afinal, talvez um serrote já seja o suficiente para você, mas, em outros casos, você pode precisar, por exemplo, de uma serra circular, que faz cortes mais precisos e profundos.
Considerando os pontos levantados, antes de escolher a serra mais adequada para montar sua marcenaria em casa, analise bem qual será a aplicação e o melhor custo-benefício para a sua prática antes de investir em um modelo específico. - Lixadeira
Assim como as serras, as lixadeiras também podem variar bastante quanto ao modelo e finalidade de propósito. Entretanto, independentemente do tipo que você escolher, elas seguem sendo uma ferramenta básica para praticamente todos os projetos em marcenaria.
Isso porque, as lixadeiras são utilizadas para dar um acabamento mais adequado e liso à peça, sendo também responsável por eliminar possíveis farpas da madeira e proporcionar um resultado mais uniforme. - Plaina
Apesar de muitas vezes serem confundidas com as lixadeiras, as plainas são outro tipo de ferramenta. Neste sentido, as plainas servem para nivelar, alisar e determinar a espessura das peças de madeira que estão sendo trabalhadas.
O que consequentemente, faz com que o marceneiro tenha infinitas possibilidades ao realizar um projeto. Logo, a plaina também é uma das ferramentas essenciais para a marcenaria e deve ser considerada ao montar sua marcenaria em casa. - Furadeira e Parafusadeira
No geral, para prender uma peça à outra, muitas vezes apenas o corte de encaixe não é o suficiente. Para isso, usa-se os famosos parafusos que, quando utilizados, tornam os projetos mais firmes e seguros.
Dito isso, tanto as furadeiras quanto as parafusadeiras são grandes facilitadoras dessa parte do trabalho. Afinal, agilizam o serviço de colocação e retirada dos parafusos e poupam uma boa força que seria necessária para executar o trabalho manualmente.
Assim, nem precisamos dizer que estas são sem dúvidas duas ferramentas que devem sem sombras de dúvidas, estarem presentes na sua lista de ferramentas para montar sua marcenaria em casa. - Martelo
Por fim, e não menos importante, temos o martelo. Simmmm… deixamos o melhor para o final! Isso porque, o martelo possibilita fixar e retirar pregos em diversas peças com eficiência e segurança.
Apesar de parecer um item muito simples para se elencar numa lista de principais ferramentas para montar uma marcenaria em casa, não há outra ferramenta que seja capaz de substituí-lo com excelência.
Sendo assim, o martelo é essencial para praticamente todo e qualquer tipo de projeto, principalmente, os que envolvem a carpintaria e a marcenaria. Logo, trata-se de uma ferramenta tão importante quanto as demais aqui já citadas.
Conheça outros acessórios importantes para a marcenaria
Nem só das ferramentas principais se faz um bom marceneiro. Além de muita criatividade e habilidade, existem alguns acessórios que facilitam muito o trabalho.
Trata-se de itens indispensáveis que você pode usar para ajudar na execução de seus projetos e que farão com que o resultado seja ainda mais surpreendente. Alguns deles são:
● Nível (tanto a laser quanto manual)
● Grampos para marceneiro
● Régua ou trena
● Esquadro
● Lima
● Estilete
● Martelo de borracha
● Kit de brocas
Obviamente, os itens citados não são peças obrigatórias, mas facilitam e contribuem para um melhor resultado na hora de colocar a mão na massa e tirar do papel aquele tão sonhado projeto.
Agora sim, chegamos ao final deste artigo e você já está pronto para montar sua marcenaria em casa!