Roscas danificadas prejudicam o funcionamento de máquinas, podendo comprometer estruturas complexas e também atrasam o desmonte de móveis. São muitos os fatores que contribuem para o desgaste e quebra de roscas de parafusos e outros fixadores.
Aqui listamos 3 dos principais motivos causadores:
Transporte
Quando transportados, os parafusos e outros fixadores, precisam estar armazenados em embalagens resistentes que permitam o empilhamento. Caso isso não ocorra, o peso excessivo pode danificar as roscas, dificultando seu rosqueamento e aplicação.
Aperto/Torque.
Um dos responsáveis pelos danos em roscas de parafusos são os apertos excessivos. Em alguns casos, profissionais utilizam a parafusadeira sem se certificar sobre o torque máximo que deve aplicar. Todo parafuso possui um grau de torque mínimo e máximo de acordo com o material que é fabricado e classe de resistência.
Tipo de Aço/Material.
A escolha do tipo de aço do parafuso deve ser considerado, pois, quando o fixador possui um grau de dureza elevado, ele é mais resistente quanto a peso e tensão. Porém, quanto mais duro o metal, mais suscetível ele é à quebra em aplicações onde ocorrem impactos constantes.
Para cada projeto existe o fixador e material indicados. Por isso, é indicado que converse com seu fornecedor para o desenvolvimento e seleção dos fixadores ideais para seus produtos ou processos.
Na dúvida, consulte um profissional, consulte a Parafusos Piratininga!
Contamos com profissionais sempre treinados, atendimento focado na necessidade e particularidade dos clientes e grande variedade de materiais.